Escucha el Micro promocional del 23 CIJAA

lunes, 19 de marzo de 2012

Comitê Preparatório do 23° EIJAA é formado

   Caracas, Fevereiro de 2012.- Em 5 de fevereiro aconteceu na cidade de Caracas a atividade de formação do comitê preparatório do 23° Encontro Internacional da Juventude Antifascista e Antiimperialista (EIJAA) que acontecerá entre os dias 4 e 11 de agosto de 2012 e terá a Venezuela como país anfitrião. Neste sentido, delegados de diversas organizações de juventude de vários estados, debateram os detalhes da organização deste importante evento internacional. 

Cabe destacar, que houve um total de treze comissões de trabalho que se encarregaram de cobrir todos os aspectos organizativos do encontro. Desde as primeiras horas da manhã foram chegando as delegações na Cidade Universitária, no distrito de Los Changuaramos. O entusiasmo típico da juventude se expressava nos rostos dos responsáveis desta importante atividade que marcará uma época de luta política e ideológica pra toda a juventude venezuelana, latino-americana e mundial. 

Durante a atividade constitutiva, se nomearam os responsáveis pelas comissões organizativas, das quais se dividiram da seguinte maneira: alimentação, transporte, higiene, equipamentos, segurança, finanças, alojamento, tradução, saúde, protocolo, cultura, recreação e esportes e propaganda.

Outro aspecto que chamou a atenção nesta atividade foi o número de delegados estimados para o encontro. É esperado que cerca de mil jovens participem do EIJAA na Venezuela, sendo destes 500 participantes venezuelanos e 500 de delegações internacionais. Assim se faz necessário trabalhar de maneira incansável com prioridade para as comissões de alimentação e hospedagem que são as mais urgentes, o que não quer dizer que não se deva trabalhar de maneira árdua nas comissões restantes das quais dependerá o êxito do 23° EIJAA. 

Outro ponto importante que se debateu no dia 5 de fevereiro foi o aspecto ideológico e histórico. Falou-se do surgimento dos encontros de jovens, no qual se destaca o importante papel desempenhado pelo camarada Jorge Dimitrov Mijáilov, do Partido Comunista da Bulgária, que foi Secretário Geral da Internacional Comunista. Os encontros de juventude surgiram como uma necessidade de educar a juventude sobre o perigo que representava o fascismo, além da importântica da coesão internacional das juventudes. Estas foram, em linhas gerais, os ensinamentos que vieram a luz com estes primeiros eventos. 

Contudo, depois de meados da década de 50, os encontros perderam sua perspectiva política e se converteram em instrumentos estéreis e filantrópicos. Embarcaram numa infeliz marcha e acompanharam o ritmo em que se decompunha o campo socialista. Apesar disto, diversas organizações internacionais retomaram a ideia da luta dos jovens contra o fascismo e resgataram a pureza original dos encontros. 

Foi desta maneira, que a partir da década de 80, se realizou o primeiro encontro Internacional da Juventude Antifascista e Antiimperialista, deixando um legado do qual se tem colhido frutos para a luta da juventude nos mais diversos países e que este ano ,em nosso país, teremos a honra de realizar. 

Que a burguesia pague pela sua crise, não a juventude e os povos!

No hay comentarios:

Publicar un comentario